Personal tools

Colecionismo de Bilhetes de Loteria

You are here: Home Artigos A Extraordinária Loteria para o Monumento do Ypiranga de 1880

A Extraordinária Loteria para o Monumento do Ypiranga de 1880

by Sylvio Luongo last modified 28/09/2008 23:08

Divulgamos nesta coluna o meio bilhete de nº 059681 da “Primeira Grande e Extraordinária Loteria no Império Para o Monumento do Ypiranga à Independência do Brazil”.

O prêmio maior desta Loteria é de 1.000 contos de réis (Rs. 1.000:000$000) e emissão de 500.000 bilhetes.

Esta Loteria Extraordinária é realizada em benefício da construção de um Monumento comemorativo da Independência do Brasil, e no local em que a mesma foi proclamada.

De acordo com o Decreto da Lei Provincial de São Paulo nº 49 de 6 de abril de 1880, foi autorizada a realização de 3 Loterias Extraordinárias, afim de angariar os fundos necessários para a execução do Monumento do Ypiranga.

Na estampa do bilhete encontramos o valor do 1º prêmio (Mil contos de réis) Rs.. 1.000:000$000; o número do meio bilhete (059681); o nome da Loteria (1ª Grande e Extraordinária no Império para o Monumento do Ypiranga para a Independência do Brasil); O número da Lei Providencial (nº 49 de 06/04/1880); o preço do meio bilhete (Rs. 5$000 – cinco mil réis); a data e o ano da extração (7 de setembro de 1880); e mais as seguintes informações:

  • O portador do presente, receberá do Conselheiro Ignácio Ramalho e do Dr. Diogo de Mendonça Pinto, metade do prêmio que, em virtude do sorteio couber ao número supra do bilhete; e as assinaturas do Conselheiro Ramalho e do Dr. Diogo de Mendonça.
  • Dezoito meses após a extração, revertem para o Monumento os prêmios não reclamados.
  • Os prêmios de 10 contos (Rs. 10:000$000) e superiores, sofrem um desconto de 10%.
  • Não se pagam prêmios de bilhetes dilacerados, de modo a não se poder verificar sua legitimidade.
  • No canhoto do bilhete (na estampa), consta uma marca representada por um número 877.813 que servirá para verificar a autenticidade do bilhete..
  • Em cada um dos 4 cantos do bilhete existem as palavras Ypiranga, Independência, São Paulo, e 7 de Setembro de 1822.
  • Na parte central do bilhete existe o emblema das armas do Império.
  • Ainda encontramos na estampa do bilhete o Plano de Distribuição dos Prêmios.
  • A quantidade de prêmios distribuídos é igual a 100.060 prêmios, ou seja 20% da emissão de 500.000 bilhetes.
  • O valor dos prêmios sorteados atinge o montante de Rs. 4.000:000$000 (quatro mil contos de réis), ou seja corresponde à 80% do total arrecadado (500.000 x Rs. 10$000 = 5.000 contos de reis).

No verso do bilhete encontramos as seguintes informações:

Esta Loteria além da magnitude de seu destino, sobrepuja a todas as conhecidas porque

  1. Em menos de 5 bilhetes há um prêmio.
  2. Deduz para benefício somente 20%.
  3. Concede grandes prêmios, como a grande Loteria da Hespanha;
  4. Democratiza o jogo de Loteria pelo preço dos bilhetes ao alcance de todo o mundo.
  5. Concede com toda a certeza 2 prêmios a quem comprar 10 bilhetes de terminações diferentes.

A Loteria correrá no dia 7 de Setembro do corrente ano, sendo a sua extração pelo modo seguinte:

Os 60 prêmios maiores são sorteados por um processo especial que impossibilita as falsificações, começando pelos 10 contos de reis (Rs 10:000$000) até a sorte grande, com a qual se dará por finda a extração, visto que considerar-se-hão premiados todos os números que terminarem com o mesmo algarismo que terminar o número premiado com a sorte grande, dele em diante, e bem assim todos os números com terminação superior a essa; considerando a esse fim, superior ao 9 o número zero, e superior ao zero, a unidade; sendo os prêmios por esse meio conferidos a partir dos maiores para os menores, isto é, dos de Rs 1:000$000 (um conto de reis) até Rs 10$000 (dez mil réis).

A Extraordinária Loteria para o Monumento do Ypiranga de 1880

Para evitar falsificações, cada bilhete leva um número como marca, posto igualmente no talão, com o qual deve se conformar.

A Província de São Paulo, inicia um sistema que a ninguém ocorreu: o de Loterias com grandes prêmios, mediante bilhetes a módico preço.

Ela espera do patriotismo dos brasileiros que, enquanto não correrem as 3 Loterias para o Monumento à Independência do Brasil, em nenhum ponto do Império se montarão Loterias por este sistema, a respeito do qual São Paulo deve gozar dessa espécie de privilégio passageiro de autor, afim de não as prejudicar.

 A Extraordinária Loteria para o Monumento do Ypiranga de 1880 - Curiosidades

Compre o livro

O pioneiro da loterofilia no Brasil, Sylvio Luongo, extraiu de seu numeroso acervo de bilhetes de loteria a série "Vultos Históricos da Pátria", lançada pela Caixa Econômica Federal em 1971. A visão de conjunto com todas as ilustrações possibilita uma experiência única aos leigos e aficcionados dessa nobre modalidade de colecionismo: o resgate histórico acompanhado de belíssimas ilustrações. Esse trabalho resulta de uma paixão que começou em 1925 com a inauguração da Casa Luongo, pioneira nacional no ramo de loterias.

Sobre o Autor

Sylvio Luongo

Sylvio Luongo

O pioneiro da loterofilia no Brasil, ex-presidente da ALESP - Associação dos Lotéricos do Estado de São Paulo e ex-diretor da Fenal - Federação Nacional dos Lotéricos.